segunda-feira, 21 de abril de 2014

Haitai! Olá!

Como acredito que todo o projeto deve ter uma introdução, eis a minha!

Primeiramente, devo me apresentar. Meu nome é Luzia Miyuki, sou bacharela e licenciada em Letras - Português e Japonês pela Universidade de São Paulo. Atualmente, sou estudante intercambista da Okinawa International University, onde ficarei por um ano estudando japonês e a cultura okinawana. Será um ano bastante proveitoso e espero conseguir transmitir um pouco do meu conhecimento neste blog.

Quem me conhece sabe que esta não é a primeira vez que venho para cá. No finalzinho de 2008 para 2009, por dois meses, fui bolsista kenshuusei da cidade de Naha, que é a cidade natal dos meus antepassados. Em 2010, pelo programa de Língua e Cultura Japonesa, tive a oportunidade de fazer intercâmbio na Universidade de Osaka, onde realizei uma pesquisa sobre o koronia-go (língua falada pelos imigrantes japoneses no Brasil). Nessa época também dei um pulo em Okinawa para reencontrar os meus amigos e parentes. Como vocês podem ver eu adoro Okinawa!

Das duas vezes em que estive aqui pensei em escrever um blog para escrever minhas impressões sobre a vida do outro lado do mundo. Infelizmente, o projeto nunca foi para frente por diversos motivos. Entretanto, desta vez quero fazer diferente.

Com este blog eu pretendo transmitir aos uchinanchus (descendentes de Okinawa) e ao máximo de pessoas possível a Okinawa que não conhecem (ou melhor, que a maior parte das pessoas não conhece). Quero que as pessoas tenham acesso à essa Okinawa que é tão distante geograficamente, mas que ainda tem suas raízes bastante firmes no Brasil. Quero que as pessoas conheçam mais a terra natal dos meus antepassados e não associem Okinawa apenas como um lugar com belas praias, povo alegre e outras coisas.

Dei ao  blog o nome de "Miifaiyuu" (ミーファイユー), que é o nome de uma música de um grupo okinawano famoso no Brasil, chamado Begin. Acredito que não seja uma das músicas mais famosas deles. Vocês devem estar se perguntando por que escolhi essa música para dar nome ao meu projeto?

Na língua de Yaeyama (ilhas que ficam ao sul de Okinawa), "Miifaiyuu"  (que também em algumas regiões é também pronunciado como "Niifaiyuu") significa "Obrigado". É com esse sentimento de agradecimento que gostaria de iniciar este projeto.Com o conhecimento adquirido nas aulas da faculdade e também com amigos e parente espero conseguir transmitir o máximo que conseguir.

Abaixo, segue o link do vídeo de Miifaiyuu: https://www.youtube.com/watch?v=oqJYvQQHNVU

Caso vocês percebam algum erro no meu blog, não hesitem em me avisar!
E agradeço a paciência, como vocês puderam ver, eu escrevo bastante. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Outra coisa que eu queria saber... essa tradição de ir até o túmulo continua persistente ai, ou tem gente que faz em casa no butsudan (teoricamente os ancestrais também estão no butsudan né?) Qual seria a diferença entre fazer no haka ou no butsudan?

    ResponderExcluir